Bio
crédito: Thalles Garbin Leamari
Laura Artigas é jornalista, diretora e roteirista.
Formada em jornalismo na PUC-SP. Especializou-se em roteiro audiovisual no curso "Escribir Cine" - ministrado pelos vencedores do Oscar© Juan José Campanella e Aída Bortnik - e na oficina do premiado diretor Pablo José Meza, ambos na Argentina. É pós-graduada na Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz.
Sempre com foco em documentário e não ficção. Os trabalhos comerciais somam mais de 45 projetos sobre os mais variados assuntos. Para GNT/ Globoplay fez roteiro de programas como "Cozinha Prática", "Decora", "Refazenda com Bela Gil", "Missão Design"; desenvolvimento de formato, roteiro e direção das 4 temporadas do reality show "Desengaveta", apresentado pela atriz Fernanda Paes Leme e de grande sucesso de audiência; desenvolvimento de conteúdo e roteiro para as séries documentais "Sociedade do Cansaço" e "Quebrando o Tabu", ambas indicadas para os prêmios da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e da Academia Brasileira de Cinema (ABC), sendo a última premiada pela ABC e no New York Film Festivals.
Seus últimos trabalhos foram roteiro para o true crime "Volta Priscila”(Disney+), para o longa-metragem “Herchcovitch, Exposto”, e para as séries documentais “O Mundo Invisível dos Gamers" e "Minha Vida é um Circo (2ª Temporada), todos na HBO; direção de cena para a série "Palavra Expressa", lançada da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e da Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro.
Atua em todas as etapas: desenvolvimento, pré, gravação e pós-produção; para diversos formatos documentários, reality show, variedades, branded content, talk show, jornalístico e fashion film. Trabalhou em produtoras como Boutique, Conspiração, Endemol, Mixer, Pródigo, em projetos para canais e VODs como Star+, NatGeo, Globoplay e HBOMax.
Foi coordenadora do Grupo de Trabalho sobre roteiro para projetos de não ficção da ABRA. O coletivo desenvolveu o “Guia de Práticas para Roteiro de Documentário e Não Ficção” lançado no 10º FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre).
Tem muita experiência e particular apreço pela direção e roteiro na fase de edição.
Criou, escreveu e dirigiu os documentários "Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz“ (2015) - exibido nos cinemas, na TV (Canal Brasil, TV Cultura e canal Curta!), em festivais nacionais internacionais, no circuito universitário e na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), premiado no Arquiteturas FilmFestival (Portugal/2015) e pela Society of Architectural Historians (EUA/2019), disponível na Amazon Prime Video, no Curta! .
e "O Ponto Firme" - finalista do 8ºDOC Futura (Canal Futura), contemplado pelo Programa de Fomento ao Cinema Paulista (PROAC-SP 2017), com pré-estreia virtual dentro da programação oficial do São Paulo Fashion Week N50, exibido no Berlin Indie Film Festival na Alemanha no qual ganhou menção Honrosa, no Buenos Aires Internacional Film Festival, no Boden Film Festival (Suécia), no Moving Parts Film Festival em (Los Angeles, EUA) onde ganhou o prêmio de melhor documentário, no Contra el Silencio todas las Voces: Encuentro Hispanoamericano de Cine Independiente (México) onde ganhou menção honrosa, e na versão brasileira do Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda. Em parceria com o Movimento Fashion Revolution Brasil, foi exibido em mais de 50 sessões, em 19 estados, nas cinco regiões do Brasil, ao longo da Semana de ativação do movimento em abril de 2024. Foi um dos cinco filmes selecionados para a mostra virtual da exposição "Artistas do Vestir: Uma Costura dos Afetos", na plataforma Itaú Cultural Play.
Roteirizou e codirigiu o longa “Paisagem Concreta” (2022). O filme teve pré-estreia no Consulado de Portugal em São Paulo, foi exibido no Arte01 e na RTP2 de Portugal; no Festival Cinema Urbana (Brasília), no ArchFilm Lund (Suécia); Architecture & Design Film Festival (EUA e Canadá) ; no Seoul International Architecture Film Festival (Coreia do Sul) ; no Milano Design Film Festival (Italia), no 9º FIPA - Forúm Internacional de de Patrimônio Arquitetônico Brasil (Portugal), no "Technoscape: The architecture of engineering", MAXXI - Museo Nazionale delle arti del XXI secolo (Italia), 25th Sarasota Film Festival (Florida, EUA); Design Week (São Paulo), NEW ZEALAND Architecture and Design Film Festival; 35th Galway Film Fleadh (Irlanda).
Começou sua carreira no departamento de comunicação da Gravadora Trama.
Como jornalista de cultura, moda e comportamento escreveu para Folha de S. Paulo, Vogue, Elle, Harper 's Bazaar Trip, e para a revista literária peruana "Etiqueta Negra".
Foi pioneira na blogosfera. Em 2006 criou o blog Moda pra Ler, referência da área e considerado um dos primeiros blogs de moda do Brasil. Participou da primeira cobertura oficial de blogs do São Paulo Fashion Week e integrou o hub de conteúdo ModaSpot da Editora Abril até 2013. Foi pesquisadora em projetos de agências de tendências e marcas, como a Melissa, na qual, entre outros projetos, colaborou com a revista Plastic Dreams, sob a tutela da editora Erika Palomino. Foi roteirista do programa GNT Fashion apresentado pela jornalista Lilian Pacce. Atuou como professora de Coolhunting na Panamericana Escola de Arte e Design entre 2014 e 2019. Desde 2008 atua no mundo do audiovisual.
SP. 2024